sodepaz viajes
Menu

ARTISSAL

A ARTISSAL é uma ONG de desenvolvimento local guineense , constituída em Julho de 2004 e  constitui a primeira organização da Guiné Bissau, criada com o objectivo especifico de intervir no domínio do comércio Solidário e Comércio Justo.

 

Visando a redução da pobreza , nomeadamente através da promoção de actividades economicamente sustentáveis, concretamente acções de organização dos produtores, implementação de sistemas eficazes de escoamento dos seus produtos, promoção e dinamização da venda destes produtos , na cadeia  de Comercio Justo, a organização actua na Região de Biombo desde a sua criação.

 

Desenvolve actualmente em Quinhamel (Região de Biombo)  uma acção de valorização dos recursos locais, com a criação de 12 postos de trabalho, num atelier de tecelagem tradicional com produção própria. Os benefícios resultantes da venda dos panos estão a ser utilizados para o pagamento de salários dos tecelões e outras despesas inerentes ao funcionamento da fabrica, bem como em incentivos de dinamização da economia local.  

 

A Artissal é uma organização jovem  com 7 membros fundadores entre os tecelões que se mantém até hoje na Fabrica , um como chefe de sala, dois como coordenadores das linhas de produção ...Pertencem todos à etnia papel , a que mais se destaca neste sector de actividades . São todos homens porque a tecelagem é uma actividade tradicionalmente  dos homens, tanto nos papeis como nos manjakos,  outra etnia do Norte do pais com forte tradição na tecelagem .

Através de trabalhos de recolha e investigação quase contínua, foram recuperados mais de 250 padrões antigos da panaria papel e manjaka , adaptados aos critérios de comercialização responsável e melhoria das técnicas de produção.